150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Exposição em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont é inaugurada no Rio

Público poderá conhecer a vida, as obras e os valores do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira
Publicada em: 04/07/2023 10:21
Imprimir
Fonte: DECEA, por Tenente Raphaela Martorano
Edição: Agência Força Aérea

Quem passar pelo Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, terá a oportunidade de conferir a exposição “150 anos em 150 imagens”, em comemoração ao Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. A mostra, realizada pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), fica aberta ao público até o dia 10/07, no saguão principal do aeroporto, e depois será exposta no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, no período de 13 a 19/07.

O conteúdo dispõe de imagens que retratam a vida, as obras e os valores de Santos Dumont; uma réplica da aeronave Demoiselle, voada pela primeira vez pelo inventor em 1907; itens pessoais, como o chapéu panamá; miniaturas das aeronaves KC-390 Millennium, Gripen e 14-Bis; além de uma maquete da Casa de Santos Dumont localizada na cidade de Petrópolis (RJ). Militares estarão nos locais tirando dúvidas e interagindo com os visitantes durante o período das exposições. 

A abertura no aeroporto foi realizada na tarde desta segunda-feira (03/07) e contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; do Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; e de outras autoridades civis e militares.

“É com muito orgulho que a Força Aérea Brasileira, em parceria com a Infraero, apresenta ao público uma exposição sobre nosso grande herói Santos Dumont. Trazer um pouco da história desse homem visionário, persistente, que não desistia dos seus sonhos, é uma forma de incentivar a nossa juventude a se inspirar nesse grande inventor”, disse o Tenente-Brigadeiro Barbacovi.

Para o biólogo Luciano Mongerônio, de Santa Catarina, que desembarcou no Aeroporto Santos Dumont no momento da inauguração, o grande destaque da mostra é a réplica do Demoiselle. “O que mais me chamou a atenção é que ele não patenteava suas invenções. Somente pessoas diferenciadas enxergam o mundo dessa forma e essa exposição é uma forma da FAB manter vivo o espírito inovador de Alberto Santos Dumont”, comentou.

 

 

Programação

03 a 10/07 – Exposição no Aeroporto Santos Dumont
Local: Saguão principal
Horário: das 8h às 20h

13 a 19/07 – Exposição no Shopping Village Mall
Local: Piso térreo
Horário: das 10h às 22h

Fotos: DECEA